Guia completo para o seu primeiro cruzeiro

Guia completo para o seu primeiro cruzeiro

Fiz a reserva do meu cruzeiro, e agora? As informações a seguir poderão ajudá-lo a sanar possíveis dúvidas, para que você aproveite ao máximo sua viagem.

Documentação

Documentação

Os passaportes precisam ter ao menos 6 meses de validade após a data de desembarque. Além disso, é necessário checar a necessidade de vistos e vacinas de acordo com cada porto do destino visitado.

Reservas dos voos

Reservas dos voos

A não ser que seu cruzeiro comece e termine na cidade onde você mora, provavelmente, você precisará reservar os trechos aéreos até a cidade de embarque e a partir da cidade de desembarque. Portanto, certifique-se de reservar os voos com antecedência, levando em consideração possíveis atrasos nos voos e outras falhas de transporte para que você chegue a tempo no porto.

Traslados

Translados

E o trajeto do aeroporto ao porto e vice-versa? Você pode contratar um traslado à parte ou mesmo com a companhia (algumas oferecem de modo gratuito e outras cobram à parte), mas, se preferir, também pode optar por ir de táxi ou alugar um carro. Seu agente de viagens pode auxiliá-lo na sua escolha. Não se esqueça de checar os endereços dos portos de embarque e desembarque!

Seguro viagem

Seguro Viagem

Verifique as coberturas disponíveis e analise quais se encaixam no seu perfil e no seu bolso. Normalmente os serviços cobrem assistência médica, gastos com medicamentos, assistência odontológica urgente, e até mesmo reembolso por dano de bagagem.

Hotéis pré e pós-cruzeiro

Caso deseje estender sua viagem nas cidades de embarque e desembarque, não esqueça de reservar com antecedência sua estadia nos hotéis.

Excursões terrestres

Excursões Terrestres

Caso tenha interesse em reservar excursões terrestres oferecidas pelas companhias, é recomendado reservá-las com antecedência, já que algumas costumam ser bem concorridas. Dependendo do segmento do seu cruzeiro, elas podem estar inclusas na tarifa ou serem cobradas à parte. Ou ainda, se preferir, você pode optar por reservar passeios por conta própria diretamente nos portos de parada, mas é preciso ficar atento ao horário para que o navio não parta sem você!

Na hora de fazer as malas

Na hora de fazer as malas

O navio recebe toda a bagagem de uma só vez, o que significa que suas malas podem demorar para chegar na sua cabine depois do seu embarque. Portanto, bagagens de mão são fundamentais. Deixe os itens mais importantes, como câmeras, medicamentos, produtos de higiene pessoal e até mesmo uma muda de roupa em uma mala separada.

Códigos de vestuário

Cada companhia de cruzeiro possui um código de vestimenta específico, portanto consulte seus documentos de viagem antes de fazer as malas.

Embarque e desembarque

Embarque e desembarque

Fique atento ao horário que deverá se apresentar no porto, e caso queira facilitar o processo de check-in poderá efetuá-lo online, com antecedência. É importante não se esquecer de imprimir o voucher e preencher a

etiqueta de identificação para as bagagens. Na véspera do seu desembarque, você receberá orientações sobre o procedimento.

Refeições

Refeições

Na maior parte das companhias, você precisará escolher o turno do jantar no momento da reserva. Além disso, alguns navios possuem alguns restaurantes de especialidades (geralmente pagos à parte), sendo também necessário reservar com antecedência. Caso você tenha alguma restrição alimentar ou precise de uma dieta especial (kosher, vegetariana) não esqueça de avisar seu agente de viagens.

Bebidas

Guia bebidas

A não ser nos cruzeiros all-inclusive, todas as bebidas a bordo são cobradas à parte, inclusive as não alcoólicas. Se preferir, você pode adquirir um pacote de bebidas com antecedência, o que costuma valer a pena.

Internet Wi-fi a bordo

Internet wi-fi a bordo

Todos os navios possuem internet wi-fi a bordo, mas na maior parte das vezes este serviço é cobrado à parte. Fique atento, pois as tarifas costumam ser altas.

Despesas a bordo

Despesas a bordo

A moeda utilizada a bordo é o dólar americano, portanto você precisará de um cartão de crédito internacional (não se esqueça de comunicar seu banco que irá utilizar seu cartão internacionalmente mesmo que o cruzeiro seja na costa brasileira) ou levar em espécie. Algumas companhias também aceitam cartões nacionais nos roteiros pela costa brasileira. A bordo, você receberá um cartão/comanda no primeiro dia da viagem onde serão contabilizadas todas as suas despesas.

Atividades infantis a bordo

Atividades infantis a bordo

É importante escolher muito bem o perfil de companhia com a qual irá viajar dependendo da idade e características dos hóspedes. Há algumas companhias de luxo que não possuem atividades para crianças. Já as companhias contemporâneas costumam oferecer monitores e uma grande diversidade de atividades para seus pequenos. Consulte sempre seu agente de viagens sobre o que é ideal para sua família!

Atendimento médico a bordo

Os navios possuem infraestrutura básica de atendimento e profissionais de saúde a bordo, porém todas as despesas serão cobradas à parte.

Gestantes e bebês

Gestantes e Bebês

Bebês com menos de 6 meses e gestantes que completarem 24 semanas de gestação no dia do desembarque não poderão viajar em um cruzeiro. Ainda assim, as gestantes que estiverem com menos de 24 semanas deverão apresentar atestado médico, informando sua aptidão física para viajar.

Serviços religiosos a bordo

Serviços religiosos a bordo

Muitas companhias possuem capelas ou templos para orações, além de celebrar missas diárias.

Agora que você já tem

o checklist completo, não perca tempo e comece a se planejar! Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas redes sociais e siga nosso blog para saber tudo sobre cruzeiros!

Quer fazer um cruzeiro?

Escrito por Equipe Navega Fácil

Exploraremos no blog o universo dos cruzeiros marítimos. Navegaremos pelos melhores assuntos, costas, praias e cidades. Venha conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *